Blog AlimentarumNotícias e novidades
VoltarSegurança Alimentar em Shoppings
Almoçar em shoppings costuma ser um hábito para muitas pessoas, principalmente pela praticidade na correria do dia a dia. As praças de alimentação oferecem opções de refeição que variam desde os fast foods até as opções mais saudáveis, atendendo, desta forma, aos diversos gostos dos consumidores. Mas será que toda essa rapidez na hora de preparar os alimentos não compromete os processos que garantem a sua segurança? Afinal, alguns erros cometidos por estes centros comerciais podem comprometer diretamente a sua reputação e trazer grandes riscos à saúde dos clientes.
Cuidados Essenciais e Erros Comuns
Muitos Shoppings realizam, por meio de uma empresa de segurança alimentar, inspeções regulares nos restaurantes de sua praça de alimentação para confirmar se estes atendem aos padrões definidos pela legislação no tocante à Segurança Alimentar. O processo de inspeção tem um papel vital de proteger a saúde dos comensais. Embora a administração do shopping não esteja envolvida diretamente no processo de inspeção sanitária, as notificações de violação devem ser levadas muito a sério e deve-se trabalhar com cada estabelecimento para garantir que o problema seja corrigido.
Se você presenciar um estabelecimento utilizando os mesmos utensílios para repor ou arrumar alimentos diferentes em algum self-service ou similar, é recomendável que reconsidere mudar de restaurante preferido, pois o risco de haver contaminação cruzada é enorme. O mesmo vale para tábuas de corte, panelas, enfim, qualquer objeto que entre em contato com os alimentos.
A melhor forma de averiguar se o se as operações de alimentação do seu Shopping estão seguindo às Boas Práticas é por meio de relatórios que listem todas as inadequações que cada estabelecimento possa vir a ter, e assim possibilitar que sejam feitas as devidas correções o mais rápido possível. Alguns fatores que devem ser observados são: se está sendo feita a utilização correta dos EPIs (equipamentos de proteção individual), se a temperatura dos alimentos está correta, se a higienização da loja está em dia, a forma que os alimentos estão sendo armazenados e se os POPs (procedimentos operacionais padrão) estão sendo seguidos.
O Que Fazer Para Que a Praça de Alimentação do Meu Shopping Esteja Segura?
Não apenas os proprietários dos estabelecimentos, como os funcionários, devem estar, atualmente, atentos diariamente aos protocolos de segurança relacionados ao COVID 19, bem como às normativas de Boas Práticas, contidas na RDC 216/04, da ANVISA e nas legislações locais.
Uma maneira de evitar erros de boas práticas é a execução rotineira de auditoria nos Shoppings Centers. Nós, da Alimentarum, temos um grupo seleto de Nutricionistas capacitados para realizar este trabalho e auxiliar os manipuladores de alimentos a incluírem em suas rotinas esses hábitos, que são notoriamente relevantes e devem ser seguidos à risca.