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Tendo em vista que num shopping center as unidades de alimentação compõem a praça de alimentação do mesmo, a qualidade de cada um dos estabelecimentos deve ser mantida para que não haja prejuízo para as demais. Pontos específicos como caixa de gordura, coifas, descarte de lixos entre outros são pontos sensíveis em uma unidade de shopping, pois erros e descuidos com relação a esses itens podem refletir de modo negativo em toda a praça. O trabalho ocorre no sentido de oferecer segurança ao gestor operacional do shopping sobre a qualidade e segurança dessas unidades, fazendo com que o cliente do shopping seja atendido com qualidade e essa mesma segurança.
Nas escolas a empresa presta também um serviço de vistoria higiênico sanitária e realiza visitas de monitoramento identificando manutenção das boas práticas no dia-a-dia da preparação e distribuição dos alimentos aos alunos. Além de realizar o treinamento de merendeiros.
O treinamento de Boas Práticas de manipulação voltado para os funcionários de uma unidade de alimentação é obrigatório, devendo ser certificado. Esse treinamento deve ser realizado com uma frequência de pelo menos 1 vez ao ano, de modo que a equipe envolvida com a preparação, e distribuição dos alimentos possa manter as informações atualizadas. A Alimentarum elaborou um e-Book de Boas Práticas para consultas no dia-a-dia, pelo funcionário.
A obrigatoriedade é prevista em lei, especialmente pela Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa de 2014. Todas as unidades de alimentação devem ter manual especifico que contemple as informações da unidade individualmente.
É uma unidade de trabalho que desempenha atividade relacionadas a alimentação, como o fornecimento de refeições, por exemplo. Um restaurante, um bar, uma fábrica de alimentos é considerada uma Unidade de Alimentação.
Sim. Para que um estabelecimento que comercializa e distribui alimentos esteja em consonância com a legislação ele precisa cumprir as obrigações que a legislação de alimentos, especialmente a RDC 216/04 e demais legislações, implantando o manual de Boas Práticas que é o documento de referência de segurança alimentar do estabelecimento.
A portaria 326 de 1997, definiu boas práticas como sendo os procedimentos necessários para garantir a qualidade dos alimentos. Descreve as condutas em relação a: Funcionários, Matérias-primas, Controle de pragas, Água de abastecimento, Visitantes, Condições estruturais, Manipulação e Transporte.
Nas unidades de alimentação (como restaurantes, bares, fabricas de alimentos) a Alimentarum implanta o Programa de Boas Práticas, que inclui: elaboração do Manual de Boas Práticas, implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão, implantação das planilhas de controle, treinamentos e visitas técnicas de monitoramento, levando os estabelecimentos de alimentação a cumprir as exigências da legislação, em especial a RDC 216/2004 da ANVISA.
Em shopping centers, realizamos vistorias higiênico-sanitárias nas unidades de alimentação (restaurantes, fast foods, quiosques), com o objetivo de identificar as adequações às normas vigentes e apontar medidas corretivas, visando assegurar que todas as unidades ofereçam alimentos com a qualidade necessária e não ofereçam riscos ao conjunto de unidades de alimentação que compõem a praça de alimentação do shopping.
Nas escolas, a Alimentarum realiza monitoramento das cantinas, reduzindo riscos de contaminações e desperdícios. Oferece treinamento de merendeiras e aplica procedimentos operacionais padrão e implantação de planilhas de controle.