Ações InovadorasDescarte racional dos resíduos orgânicos e redução do desperdício
VoltarDescarte racional dos resíduos orgânicos e redução do desperdício
Alimentarum busca promover serviços que possam agregar inovação com a finalidade de otimizar os resultados positivos de segurança alimentar de nossos clientes, como foi o SISTEMA Alimentarum, as vídeos aulas de boas praticas na manipulação de alimentos e mais recentemente os projetos de redução de desperdício e descarte de resíduos orgânicos, além de lay outs racionais e sustentáveis. a nossa ações inovadoras estão sempre ligadas aos nossos clientes e a nosso compromisso social com o ambiente e pessoas.
Cada vez mais os gestores de áreas de produção de alimentos se preocupam com os impactos negativos que geram com o descarte de resíduos sólidos. No tocante aos resíduos orgânicos que constituem a maior parte da geração nesses ambientes não há uma destinação ambientalmente correta, pois em geral são destinados para um aterro sanitário juntamente com os rejeitos e deixando de ser reaproveitáveis ou geradores de algum tipo de benefício.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei: 12305/2010 e pela lei 5610/2016, define como correta destinação dos resíduos orgânicos por meio da compostagem que é uma técnica de tratamento que resulta na produção de fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo, promovendo a reciclagem de nutrientes, a proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes e diminuindo a necessidade de fertilizantes minerais. Apesar disso, atualmente, menos de 2% dos resíduos sólidos urbanos são destinados para compostagem no Brasil.
A Alimentarum em parceria com a CH4 definiu um plano de atividades onde busca a destinação adequada do resíduo orgânico, devolvendo a sociedade alguns interessantes benefícios que envolvem a educação ambiental.
Sabe se que atualmente existe um grande desperdício de alimentos nas unidades de produção de alimentos. Muitas vezes por descuido, falta de orientação ou definição de um plano de ação voltado para esse problema. Por isso, uma grande quantidade de alimentos são descartados diariamente, o que gera um prejuízo financeiro e também social.
Destaca –se que os custos ambientais do desperdício de alimentos não serão sentidos somente pelas próximas gerações em virtude da escassez dos recursos naturais e da degradação do meio ambiente, que invariavelmente ocasionam impactos no clima, mas já são pagos hoje pela sociedade.
A Alimentarum vem promovendo ações que visam minimizar o descarte irracional de alimentos, promovendo uma conscientização dos manipuladores de alimentos para essa questão e promovendo uma redução de prejuízos financeiros para as unidades de produção.