Topo do site Topo do site
Conteudo
A manipulação de alimentos exige rigor e seriedade nos procedimentos. Para evitar a transmissão de doenças através dos alimentos a atenção deve seguir toda a cadeia do produto: fornecimento, armazenagem, manuseio, recepção, pré-preparo, preparo e distribuição.

Blog AlimentarumNotícias e novidades

Voltar
20/06/2021

Boas práticas e higiene na manipulação de alimentos

 

A manipulação de alimentos exige rigor e seriedade nos procedimentos. Para evitar a transmissão de doenças através dos alimentos a atenção deve seguir toda a cadeia do produto: fornecimento, armazenagem, manuseio, recepção, pré-preparo, preparo e distribuição. Qualquer falha pode representar prejuízo na reputação do negócio e prejuízo financeiro em função da fiscalização dos órgãos de vigilância sanitária. 

O preparo dos alimentos, além de determinar os sabores da marca de cada receita,  marcará a qualidade sanitária do alimento preparado. 

Uma carne colocada para descongelar fora do refrigerador, uma salada mal lavada, um legume cortado na mesma tábua na qual se preparou um peixe podem resultar em uma doença transmitida por alimento (DTA) no cliente que venha consumir o que pode ser o prato principal do seu cardápio.

Uma falha mínima pode representar perdas imensuráveis para a reputação da sua empresa. Da reputação que você levou anos para construir. 

 

O que são boas práticas de higiene na manipulação de alimentos?

As boas práticas na manipulação de alimentos são um conjunto de orientações que seguem as recomendações da legislação sanitária de alimentos, em especial a RDC 216 de 2004.

Elas regulam as etapas do processo de manipulação dos alimentos, desde a definição de um  fornecedor confiável da matéria prima até a entrega ao consumidor do prato preparado, quer seja um fast food ou um produto de prateleira no supermercado.

As boas práticas são regras que devem ser interiorizadas pelos manipuladores e devem se tornar práticas automáticas de todos da equipe. 

Padeiros, cozinheiros, chefes de cozinha, queijeiros, merendeiros, ajudantes de cozinha, donas de casa e todas as pessoas que diariamente se envolvem na produção do alimento em suas residências precisam ter conhecimento de boas práticas.

 

Mas como resolver o problema de treinamento de preparação da equipe?

A melhor forma de garantir as boas práticas é por meio  do treinamento constante. 

Cada detalhe da preparação necessita um cuidado e uma atenção específica que é embasada por conceitos técnicos que visam tornar o processo de manipulação seguro.

Com a Covid 19 , muitas das regras de preparação segura de alimento foram reforçadas, especialmente as que dizem respeito a higienização e cuidados do manipulador.

Como ficou mais complicado reunir as pessoas, os treinamentos on-line que já existiam, ganharam maior ênfase e facilitaram a preparação das equipes. 

A Alimentarum pode te ajudar a resolver o gap de treinamento da sua equipe. 

Temos um curso perfeito de BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO SEGURA DOS ALIMENTOS.

Desenvolvido com uma linguagem simples, direta e muito amigável, permitindo que todas as pessoas entendam os conceitos e regras da legislação de alimentos e facilitando o treinamento de toda a sua equipe.

Com o curso on-line de BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO SEGURA DOS ALIMENTOS da Alimentarum, você decide onde e quando os seus colaboradores farão o treinamento e é possível repetir os módulos quantas vezes for preciso. 

O curso foi desenvolvido em oito módulos de aproximadamente 30 minutos cada um e, ao final de cada módulo, o participante fará um teste para auxiliá-lo a  medir o conhecimento adquirido. No final do curso o participante pode imprimir o certificado ou optar por recebê-lo pelo correio. 

Os cursos produzidos pela Alimentarum traduzem nossa crença de que somente através de bons treinamentos ampliamos nossa capacidade de oferecer serviços de excelência.