Topo do site Topo do site
Conteudo
O negócio de panificação é conhecido por ter os mais altos padrões de segurança alimentar. Um pequeno passo em falso no manuseio de alimentos e sua padaria pode facilmente se transformar em um pesadelo. Então o que você pode fazer? Como você pode evitar o risco de ter sua padaria fechada por reprovação durante uma inspeção sanitária?

Blog AlimentarumNotícias e novidades

Voltar
09/10/2021

04 dicas de segurança alimentar para a sua padaria

O negócio de panificação é conhecido por ter os mais altos padrões de segurança alimentar. Um pequeno passo em falso no manuseio de alimentos e sua padaria pode facilmente se transformar em um pesadelo. Então o que você pode fazer? Como você pode evitar o risco de ter sua padaria fechada por reprovação durante uma inspeção sanitária?

Descreveremos quatro práticas recomendadas que sua padaria pode seguir para garantir o manuseio seguro dos alimentos.

 

Higiene pessoal

A higiene pessoal pode parecer uma prática óbvia de segurança alimentar, mas às vezes é esquecida. Alguns proprietários de padarias estão muito preocupados com a segurança alimentar dos produtos e ingredientes, sem perceber que quem manipula  pode ser o maior problema.

Prestar muita atenção à higiene pessoal pode fazer toda a diferença para manter os alimentos livres de quaisquer conatminantes, sejam físicos ou biológicos (por patógenos) existentes no estabelecimento. Como proprietário da padaria, é sua responsabilidade estabelecer as regras e diretrize para que todos os funcionários sigam.

Você quer ter certeza de que todos estão seguindo estas diretrizes?

  • Vestir roupas limpas;
  • Usar redes para o cabelo durante todo o dia de trabalho;
  • Usar luvas de forma correta;
  • Lavar constantemente as mãos.

 

Sempre lave os utensílios e as superfícies de cozimento

Um grande perigo para a segurança alimentar são os utensílios sujos sendo usados ​​repetidamente. Um erro que se deseja evitar é a contaminação cruzada dos produtos, que pode ocorrer ao não limpar adequadamente os utensílios, as superfícies de manipulação e as tábuas de cortar, por exemplo. Essa regra pode ser difícil de seguir quando o dia de trabalho fica agitado e a equipe alega não ter tempo para lavar algo em água quente com detergente antes de usar. No entanto, ao permitir a contaminação cruzada, você corre o risco de infectar um cliente, e assim todo esforço de um bom produto cai por terra.

Além da contaminação cruzada, utensílios e superfícies sujos também podem atrair muitos clientes indesejados à sua padaria - principalmente ratos e insetos. Ao certificar-se de que faz regularmente uma limpeza completa no ambiente de manipulação de alimentos você está se colocando na melhor posição possível para se defender desse problema.

 

Manutenção de Equipamento

Quando você sonhou em abrir uma padaria, provavelmente se imaginou criando tudo cuidadosamente à mão. À medida que sua padaria crescia até onde está agora, você percebeu que precisaria da ajuda de máquinas para acompanhar a demanda constante de seus produtos. Freqüentemente, os padeiros contam com batedeiras e outros equipamentos para a fabricação eficiente de massas e  pães. Por mais úteis que essas máquinas possam ser, elas costumam ser difíceis de limpar. No entanto, é crucial que você reserve um tempo para limpar o equipamento de maneira adequada, eliminando todos e quaisquer restos e sobras do trabalho anterior. Isso pode não apenas ser outro risco potencial de contaminação cruzada, mas a falta de manutenção em seu equipamento também pode impedir que ele funcione de forma eficiente ou pode até mesmo quebrar, levando a um gasto extra.

 

Armazenamento de alimentos

Outro aspecto importante é o armazenamento adequado dos alimentos e a manutenção periódica de todos os refrigeradores e freezers. Algumas situações importantes a serem lembradas incluem:

  • Os alimentos precisam ser claramente rotulados e seguir uma importante regra:  primeiro a entrar é o primeiro a sair. Isso significa usar os ingredientes mais antigos, antes dos mais novos, dentro da sua correta validade.
  • Faça com que seus funcionários concluam um treinamento completo sobre controle de validade e armazenamento correto de alimentos para ajudar a manter os procedimentos adequados.

 

Sua empresa pode criar os produtos mais deliciosos do mercado, mas se você utilizar práticas inadequadas de segurança alimentar, não durará muito neste setor. Seguindo essas quatro práticas recomendadas de segurança alimentar, você pode garantir um negócio de panificação seguro e bem-sucedido.

Interessado em aprender mais e em como podemos ajudar seu negócio de panificação? Entre em contato conosco através do (61) 3032-4912 ou [email protected]