Topo do site Topo do site
Conteudo
Fritar é um método de cozimento comumente praticado para deixar os alimentos crocantes e saborosos, tais como batatas fritas, salgados, empanados e peixes.

Blog AlimentarumNotícias e novidades

Voltar
06/10/2021

Melhores práticas para a correta fritura de alimentos

Fritar é um método de cozimento comumente praticado para deixar os alimentos crocantes e saborosos, tais como batatas fritas, salgados, empanados e peixes.

Durante o processo de fritura, o óleo é exposto a altas temperaturas na presença de oxigênio no ar e umidade contida nos alimentos. Por conta disso, uma série de reações químicas ocorrem. A maioria dos compostos químicos resultantes dessas reações acelera a deterioração dos óleos e pode afetar a qualidade dos óleos, bem como a segurança alimentar.

Recomendações sobre o uso de óleo para fritar

Com o objetivo de ajudar a garantir a segurança alimentar desse produtos, selecionamos abaixo algumas dicas úteis:

Antes de fritar

Entre os vários tipos de óleo de cozinha, é importante selecionar os adequados para fritar. Óleo de cozinha com níveis mais elevados de ácidos graxos monoinsaturados, como óleo de canola e óleo de girassol são relativamente estáveis ​​em altas temperaturas. Além disso, eles também são benéficos para a saúde do coração, tornando-os uma opção mais adequada para frituras.

A umidade dos alimentos e os resíduos de farinha de rosca e massa crua são conhecidos por tornar reduzir a qualidade do óleo , degradando - o. Portanto, a umidade e o excesso de farelo de pão e massa na superfície dos alimentos devem ser minimizados antes de fritar.

Durante a fritura

Enquanto o uso de uma temperatura excessivamente alta acelera a deterioração do óleo de fritura, o uso de uma temperatura muito baixa aumenta a absorção de óleo em alimentos fritos. Portanto, é importante controlar a temperatura do óleo durante a fritura.

Depois de fritar

Como pequenos resíduos no óleo, como partículas de alimentos e migalhas, podem carbonizar facilmente e acelerar a deterioração do óleo, eles devem ser removidos da fritadeira com frequência. Além disso, o sal promove a migração da água do interior para a superfície dos alimentos, levando à hidrólise do óleo. Portanto, os alimentos devem ser temperados, tanto quanto possível, após a fritura.

Quando a fritadeira estiver ociosa, por exemplo, durante os intervalos entre turnos, diminua a temperatura do óleo para evitar aquecimento prolongado ou aquecimento e resfriamento frequentes. Quando a fritadeira for desligada, digamos após o horário comercial, cubra-a para minimizar a exposição do óleo à luz e ao ar que, por sua vez, podem retardar a oxidação no óleo de fritura. A limpeza regular da fritadeira também pode evitar o acúmulo de resíduos de alimentos.

Quando devemos trocar o óleo?

Uma vez que a taxa de deterioração do óleo pode ser afetada por vários fatores, como tipos e quantidade de alimentos fritos e temperatura de fritura, pode ser difícil recomendar a troca do óleo de fritura exclusivamente com base em um período de tempo fixo ou o número de vezes que foi usado.

O óleo de fritura deve ser trocado em tempo hábil se tiver uma cor ou odor incomum (por exemplo, um cheiro rançoso), começar a fumegar ou começar a formar espuma leitosa que não se dissipa facilmente. Mas o melhor meio é utilizar a fita de medição da degradação do óleo e fazer no tempo certo. Por último, mas não menos importante, a reposição de óleo novo junto ao velho não deve ser usada como meio de diluir ou prolongar o uso do óleo, isso so leva o produto a perder qualidade e gastar mais óleo.